Puerpério: como lidar
- marianamoraes013
- 20 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Seu bebê nasceu e tudo aquilo que você imaginou ser lindo, não existe. Os hormônios que te deixavam bem emocionalmente caem bruscamente e de repente você se vê chorando só porque a casa está bagunçada. Tomar banho tranquila não faz parte mais da sua rotina, você não sabe mais o que é comer em paz e devagar. Sai e volta de casa várias vezes ao dia, afinal precisa ir ao pediatra, exames, vacinas. Mas tudo bem, pelo menos você pensa assim: se eu conseguir amamentar meu filho eu já estou satisfeita. E na primeira mamada aquela dor insuportável que vai na alma. A cada vez que o bebê mama, parece que entra uma faca junto. Mamas grandes, cheias, doloridas, leite vazando, sensibilidade, dor, dor, mais dor e parece que nada, nada do que você planejou na sua cabeça deu certo, não é mesmo? E para fechar com chave de ouro você ainda recebe aqueles palpites terríveis: seu bebê não está com fome não? Será que você tem leite? Oferece fórmula logo para essa criança. Estou achando seu bebê tão magrinho. E por aí vai....
Infelizmente esse exemplo acima é comum. 10 a cada 10 mulheres passam por isso, sabe porquê? Primeiro porque o puerpério não escolhe a mãe ideal, ele existe para todas Segundo porque amamentar não é instintivo, você e seu bebê precisam aprender juntos. E terceiro porque vivemos em um sociedade que as pessoas estão acostumadas com palpites maldosos.
Realmente essa fase difícil vai passar. Mas para isso sugerimos que você tenha ajuda em todos os sentidos: uma profissional qualificada para te ajudar com a amamentação, rede de apoio dentro da sua casa e estudar, ler, aprender bastante, pois só assim você vai conseguir blindar das opiniões alheias e não se deixar contaminar com elas.
Você está passando ou já passou por essa fase turbulenta por ai? Conte sua experiencia aqui e vamos ajudar outras mães.
Beijos com carinho, Mari e Glau ❣️
Comments