COMO A CHUPETA PODE IMPACTAR NA AMAMENTAÇÃO?
- marianamoraes013
- 28 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

Pois bem, as crianças que usam chupeta podem mamar por menos tempo. Isso pode acontecer porque sugar o peito é muito diferente de sugar uma chupeta. Para mamar no peito o bebê utiliza músculos diferentes daqueles necessários para sugar a chupeta. Um bebê que mama no peito e usa chupeta pode ter dificuldade de aprender as duas maneiras de sugar e ficar confuso.
O bebê gasta energia sugando a chupeta sem receber alimento, o que, somado ao fato de que criança que usa chupeta mama menos no peito da mãe, pode reduzir o seu ganho de peso. A diminuição do número de mamadas e o não esvaziamento adequado do peito, com o passar dos dias, pode impactar diretamente a produção de leite!
Além disso, o uso da chupeta por bebês pode aumentar a possibilidade de ocorrência de alterações no desenvolvimento da linguagem oral, com impacto negativo sobre a produção dos sons da fala. A respiração também é diretamente afetada pelo uso da chupeta. Enquanto a amamentação favorece a respiração nasal, promovendo o adequado desenvolvimento craniofacial, o bico artificial faz com que a criança muitas vezes para de respirar pelo nariz, o que é desejado, e passe a respirara pela boca.
Nas crianças com mais de três anos pode alterar a arcada dentária, que costuma ficar com mordida cruzada. Então, antes de oferecer a chupeta ao seu bebê, esteja atenta aos riscos que a mesma pode causar, e tome uma decisão consciente!
FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria.
Você sabia que a chupeta poderia causar tantos riscos assim ao seu bebê?
Se inscreva aqui no nosso site e deixe seu comentário!
Beijos com carinho, Glau e Mari ❣




Comentários